sábado, 25 de setembro de 2010

Frank Mir


"Eu posso ir lá e bater em Mirko durante 14 minutos e 59 segundos. E se eu baixar as minhas mãos por um segundo ou cometer algum erro, ele coloca seu tornozelo no meu fígado, eu levo uma joelhada e a luta acaba. Não posso cometer erros".
No papel, era uma luta que muitos gostariam de ver, mesmo que fosse apenas por acreditar que o lutador mais resistente da era, o ex-campeão do PRIDE e do UFC, 'Minotauro' Nogueira ainda era capaz de ressuscitar no meio da luta e conquistar uma vitória improvável.

Mas para o homem escolhido para encarar Minotauro no dia 25 de setembro, em Indianápolis, Frank Mir, aquela seria uma luta onde uma vitória seria esperada e uma derrota seria catastrófica. Mas depois de derrotar fantasticamente Minotauro no primeiro encontro, em dezembro de 2008, como ele poderia superar aquela vitória emocional que lhe garantiu o cinturão interino do UFC?

"Aquilo foi muito motivador por conta de algumas coisas que foram ditas depois da luta, sobre uma infecção, uma lesão no joelho ou qualquer outra desculpa que foi dada para ter acontecido o que aconteceu", disse Mir. "O fato em si me deu motivação para derrotar Minotauro. Mas ainda assim eu pensava 'se eu não for lá e aplicar quatro knockdowns em sete minutos ou se eu bater muito nele e no final ganhar apenas por decisão, as pessoas vão dizer que eu fraquejei'".

Em outras palavras, conquistar um nocaute no segundo round sobre uma das lendas do esporte seria uma situação. Então, quando Nogueira sofreu uma lesão no quadril e teve que ser substituído por Mirko Cro Cop num pequeno espaço de tempo, Mir tinha agora uma luta no evento principal do UFC 119, dia 25 de setembro, que o motivou ainda mais mentalmente. E aos 31 anos e com quase uma década no mundo da luta, qualquer coisa que o faça levantar da cada vez mais cedo para ir à academia é bem-vinda. Isso não quer dizer que a troca de adversários foi uma transição suave.

"Eu tive que mudar várias coisas, mas o entusiasmo atrás da mudança ajudou a me motivar. A ideia de lutar contra Nogueira novamente, claro que é uma luta e eu entendo que ele queira uma revanche, mas por eu ter vencido a nossa última luta, eu não estava tão ambicioso em relação a revanche como ele deve estar. E eu entendi isso; claro que se eu perder para alguém, vou querer enfrenta-lo novamente. Mas quando soube que iria lutar contra Mirko, gostei muito da ideia do desafio. Eu sei que ele é um oponente perigoso, campeão do PRIDE, e isso me motivou muito".

A vantagem é imensa para Mir, que espera voltar a lutar pelo título depois de uma derrota no primeiro round para Shane Carwin. Agora de volta ao começo, com sua motivação em alta e uma crescente evolução como lutador, ele se encontra em um bom lugar, especialmente porque ele pode estar chegando no auge da sua forma física. Mas Mir já sabe que do outro lado do ringue se encontra um cara forte, especialista na luta em pé.

"Eu posso ir lá e bater em Mirko durante 14 minutos e 59 segundos. E se eu baixar as minhas mãos por um segundo ou cometer algum erro, ele coloca seu tornozelo no meu fígado, eu levo uma joelhada e a luta acaba. Não posso cometer erros".

Será que Mir lutará de forma inteligente e utilizará seu tamanho, forma e técnica de chão para vencer a luta principal do UFC 119? Isso ainda não sabemos, mas uma coisa é certa - Frank Mir está bem feliz de lutar contra Mirko Cro Cop e isso nunca é uma coisa boa para um oponente de Frank Mir.

0 comentários: